terça-feira, 15 de dezembro de 2015

DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, criou um grupo de reflexão sobre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), cuja missão é definir os princípios orientadores deste organismo, bem como o perfil da sua próxima direção. O grupo, que faz hoje a sua primeira reunião, tem agora 30 dias úteis para apresentar as suas recomendações ao ministro.

Gostei de ler que o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior criou um Grupo de Trabalho para reflectir sobre a Direcção e os princípios orientadores da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
É também de registar que este grupo de trabalho é alargado incluindo elementos da comunidade científica das ciências sociais.
É uma boa notícia depois do inverno crático que se abateu sobre a investigação científica que incluiu uma avaliação encomendada pela FCT à European Science Foundation que desmantelou ou deixou em estado caótico boa parte do sistema de investigação português. Esse processo com contornos insustentáveis que ainda não terminou pois correm recursos e processos judiciais, foi particularmente devastador para as ciências sociais, uma área que não produz "produtos, marcas ou serviços" o papel da investigação segundo Pires de Lima. O que assim não seja é desperdício que deve ser combatido. E foi.
Esperemos que do grupo de trabalho surjam orientações que devolvam transparência, equílibrio e competência à intervenção da FCT bem como, dentro das condicionantes reconhecidas, um reinvestimento em investigação e no ensino superior.
Na verdade, está estudada e reconhecida de há muito a associação fortíssima entre o investimento em educação e investigação e o desenvolvimento das comunidades, seja por via directa, qualificação e produção de conhecimento, seja por via indirecta, condições económicas, qualidade de vida e condições de saúde, por exemplo .

Sem comentários: