segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

DO RADICALISMO

Os resultados das eleições em França, na linha do que tem acontecido noutros países, a subida significativa de uma direita radical xenófoba e intolerante, evidenciam os caminhos perigosos de um projecto europeu em risco de implosão.
A mediocridade da generalidade das lideranças europeias e mundiais vem criando o caldo de cultura no qual se desenvolvem os sentimentos radicais.
A forma como se tem lidado com a trágica crise dos refugiados, a começar por políticas que claramente estão na sua origem, e os problemas do terrorismo mostram os enormes riscos de falência de um projecto europeu. Veja-se, por exemplo, a posição de Cameron e o referendo sobre permanência da Inglaterra na União Europeia.
São estranhos os movimentos da história sobretudo quando falta de competência e de visão dos seus mais relevantes protagonistas é uma característica.
O ano passado a quase totalidade da Europa comemorou os 25 anos da queda do Muro de Berlim. Em 2015 a quase totalidade da Europa assiste sem grandes sobressaltos das suas lideranças à proliferação da construção de muros e barreiras de arame farpado alimentando a vida de terror e drama de muitos milhares de pessoas a viver num inferno que, também, foi ateado pela incompetência de decisões políticas dessas mesmas lideranças.
Talvez a relativa tranquilidade com que se assiste à construção de muros e barreiras em diversos pontos acabe por não ser estranha.
Este é o terreno ideal para a emergência da xenofobia e do radicalismo de direita que em França, como na Hungria, como na Finlândia, como na …
Toda esta gente defende os muros e as barreiras. Eles vão sendo construídos nas nossas vidas conduzindo no limite à construção de "condomínios de um homem só" rodeado de muros para que ninguém entre.
As comunidades, mais do que a mediocridade das suas lideranças, não podem deixar que estes muros se mantenham e, mais grave, que se construam novos muros e barreiras. Mas as comunidades sentem-se perdidas e assustadas com ameaças que não compreendem, fica mais fácil uma reacção de isolamento e diabolização do que vem de fora.
Um dia, sem darmos conta, ao querer olhar para o que está à nossa volta já não conseguimos, o muro com que nos fecharam não o permite.
Aí talvez seja um pouco tarde.

Sem comentários: