terça-feira, 22 de dezembro de 2015

PRAGMATISMO E IDEOLOGIA

Cavaco Silva afirmou "realidade acaba sempre por derrotar a governação ideológica" e ainda que "A governação ideológica pode durar algum tempo, faz os seus estragos na economia, deixa facturas por pagar, mas acaba sempre por ser derrotada pela realidade".
Como é evidente entende, tal como os seguidores desta visão, quando o que outros defendem não está de acordo com suas ideias, isso acontece por ideologia, quando os outros concordam, são pragmáticos que também concordam com o seu “pragmatismo”. Dito de outra maneira, esta gente entende que as suas posições são neutras do ponto de vista ideológico.
Consideremos de forma breve alguns aspectos.
Quem desmantela o Estado Social é pragmático quem o defende com equilíbrio sem desperdício é por ideologia.
Quem desinveste na educação e na escola públicas, investe no ensino privado é por pragmatismo. Quem defende a educação e escola pública e a necessária existência de ensino privado regulado mas não financiado indevidamente pelo Estado é por ideologia.
Quem defende uma escola selectiva, competitiva e não inclusiva é por pragmatismo. Quem defende equidade e inclusão como objectivos civilizacionais é por ideologia.
Quem defende o empobrecimento “custe o que custar” é por pragmatismo. Quem entende que pobreza e exclusão não fomentam desenvolvimento é por ideologia.
Quem defende os apoios sem fim ao sistema bancário fragilizado por administrações incompetentes ou delinquentes é por pragmatismo. Quem entende que não pode ser sempre o cidadão a pagar uma factura de que não é responsável é por ideologia.
Quem alimenta e se alimenta de um sistema de justiça fraco com os fortes e forte com os fracos é por pragmatismo. Quem entende que assim não deve ser é por ideologia.
Quem entende que tudo ou quase deve ser privatizado é por pragmatismo. Quem defende a presença do Estado em sectores essenciais para o bem estar das populações é por ideologia.
Quem …
Na área que melhor conheço, a educação, tantas vezes me confronto com este modelo. Tantos interlocutores me dizem com a maior tranquilidade que quando os estudos ou a experiências não vão encontro das suas ideias, certas e pragmáticas, os estudos são mal feios e contaminados pela ideologia ou as experiências. Quando discordo o meu discurso é ideológico e o seu é correcto, asséptico do ponto de vista ideológico, obviamente, suportado com a evidência científica que ao meu é negado porque os estudos … são ideológicos. Sim, o que penso tem uma carga ideológica, é assim que entendo o mundo.
Na verdade não acredito em visões de sociedade sem arquitectura ideológica. Isso não existe, só por desonestidade intelectual se pode afirmar tal.
Há décadas que não tenho qualquer espécie de filiação partidária, não me orgulho nem me queixo, é assim que penso. Mas tenho posições que são de natureza ideológica sobre o que me rodeia e o que respeita à vida da gente. Não as entendo como únicas, imutáveis ou exclusivas, aliás gosto mais de discutir e aprender com alguém que também assim se posiciona, sem manha, sem a falsidade do “não tenho ideologia” como se isso fosse uma fonte de autoridade.
Voltando às palavras de Cavaco Silva e recuperando as presidenciais, é justamente por estas razões, também, que parece necessário eleger um Presidente como Sampaio da Nóvoa.
A candidatura de Sampaio da Nóvoa não veio do interior da partidocracia e o seu posicionamento e discursos sobre tudo o que nos respeita não são “pragmáticos” ou “omissos”, o que defende é afirmado com transparência, com robustez e com uma visão para Portugal e para o nosso destino. Tem uma clara e imprescindível densidade ideológica.
É assim que deve ser.  

4 comentários:

Luis Eme disse...

O Senhor Silva não sabe o que diz nem diz o que sabe.

não sei quem sou...Não sou um robô disse...

Bom esforço pela campanha certa. Se eu fosse tão fluido e eloquente na escrita, acredite senhor professor que lhe dava uma ajuda.


VIVA!

Zé Morgado disse...

Caro Não sei Quem Sou. Se descobrir quem é pode ajudar ... votando :) Bom Natal

não sei quem sou... disse...

Quem é que sabe quem é??? Conhecemos apenas a superfície e a camada seguinte.Sem falar nas várias dimensões da vida.

Obrigado. Também bom natal e bom ano novo para sua família de adultos e...criancinha.


VIVA!