terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A NUVEM TÓXICA

Os tempos continuam marcados pela nuvem tóxica criada por mais um golpe no sistema bancário nacional.
O pântano em que se transformou o sistema com a conivência, por cumplicidade ou omissão, da regulação e do sistema político vai tendo custos brutais para os cidadãos que vão pagando o desvario e ganância dos mercados e a incompetência ou delinquência dos responsáveis das instituições envolvidas, políticas, financeiras e de regulação quer ao nível nacional, quer internacional.
Segundo o Tribunal de Contas, entre 2008 e 2014, o Estado suportou 12 000 milhões de euros em apoios para salvar a banca enquanto milhões de famílias e pequenas empresas faliram.
Para as pessoas e pequenas empresas não se considera o risco de "contágio" podem falir sem problemas, podem entrar na miséria sem problemas, podem ficar no desemprego, muitas delas sem perpectivas de retorno, sem problemas mas a banca tem de ser salva, não importa cm que problemas.
Também nesta situação nos vão vendendo o TINA, There Is No Alternative. Sim existe, justiça, responsabilização e punição, regulação eficiente, legislação que defenda o bem comum, combate ao tráfico de interesses e negócios entre as famílias do costume, etc., etc., seriam certamente um contributo.
Qual será o próximo? O Montepio?

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

Quando chegar a altura (se chegar) os responsáveis do BANIF também não têm bens nem dinheiro para pagar a fiança para a liberdade. Não existe problema... Ficam em liberdade na mesma!!!

Não sou muito conhecedor de outros povos e culturas, mas francamente... não conheço povo mais minhoca que o meu.


VIVA!