quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

DO ESQUERDISMO RADICAL

O prémio Nobel da Economia Joseph Stiglitz afirmou, esta terça-feira, em Lisboa, que a desigualdade e a austeridade são uma escolha política e que diferentes medidas podem ser tomadas para estimular o crescimento económico e reduzir a desigualdade.
Um esquerdista radical que por negligência do SEF terá entrado sem dificuldade em Portugal nos últimos dias foi visto ontem na Gulbenkian.
Perante um vasto auditório, o perigoso indivíduo, Joseph Stiglitz, que se intitula economista e faz constar que já recebeu um Nobel da Economia em 2001, afirmou que austeridade e desigualdade são escolhas políticas, não são um caminho único.
Esta subversiva ideia destina-se, evidentemente, a sabotar o virtuoso modelo que nos foi imposto assente num “mantra”, TINA – There Is No Alternative.
Os moderados e ajuizados feitores que em nome dos mercados nos governaram nos últimos anos sempre defenderam que a exclusão, miséria e pobreza, não plenamente assumidas num recorrente exercício de negação da realidade, decorriam de políticas imprescindíveis e incontornáveis.
O resultado, insiste perigosamente o esquerdista radical, é o crescimento da desigualdade e da pobreza.
Afinal ... havia outra. Política possível, evidentemente. Talvez estejamos a tempo.

1 comentário:

Luis Eme disse...

Talvez.

Há muitos "terceiros" nesta história.