sexta-feira, 20 de junho de 2014

TERRA DE INGRATOS, MAL EDUCADOS E INCAPAZES DE SE ORIENTAR

"Entrega de prémio Fé e Liberdade a Alexandre Soares dos Santos causa indignação"

Um conjunto de personalidades de relevo da nossa comunidade manifestou a sua forte discordância com a atribuição a Alexandre Soares dos Santos do prémio Fé e Liberdade da Universidade Católica pela incompatibilidade que entendem existir entre o que Alexandre Soares dos Santos representa e é e os valores que o prémio pretende sublinhar.
Provavelmente, ao saber desta posição, provavelmente, Alexandre Soares dos Santos vai, de novo, afirmar que é melhor tratado e recebido na Colômbia que em Portugal e por cá somos injustos e ingratos na forma como tratamos quem tanto faz por nós, ele, por exemplo. Lembram-se destas afirmações numa entrevista ao Publico em Fevereiro deste ano.
Não conheço evidentemente, a forma como é recebido e visto na Colômbia mas acho que a ingratidão é de Alexandre Soares dos Santos pois acho que é bastante bem tratado por cá, este prémio é um bom exemplo. Algumas notas.
O Tribunal da Concorrência de Santarém decidiu reduzir para menos de metade a multa que a Autoridade da Concorrência tinha decidiu aplicar à cadeia de supermercados da Jerónimo Martins por vendas abaixo do preço de custo na extraordinária campanha de 50% de desconto no 1º de Maio o que lhe valeu a obscena multa de 30 000€.
O crime compensa. Lembro que Soares dos Santos afirmou na imprensa a obtenção de um ganho de 25 a 27 milhões de euros com o amargo espectáculo que o Pingo Doce, proporcionou nesse 1º de Maio.
Ainda em relação a práticas deste grupo económico, lembram-se que o Pingo Doce anunciou deixar de aceitar pagamentos com cartão de crédito ou débito para quantias abaixo dos 20€. No folheto de anúncio da medida, dirigido aos consumidores, lia-se que, "ao pagar as suas compras com dinheiro até 20 euros está a ajudar-nos a concretizar mais oportunidade de poupança para si". Um fino exemplo de hipocrisia e manha.
Na verdade, a decisão permite ao Grupo uma poupança estimada em cinco milhões de euros. A DECO considera a medida pouco favorável aos consumidores em termos de comodidade e segurança.
Compreendo evidentemente que a gestão de uma qualquer empresa deve, necessariamente, considerar a economia de custos pelo que, do ponto de vista do Grupo Pino Doce, a decisão inscreve-se num acto de gestão que visa redução de custos através da poupança nas comissões relativas aos terminais. Tudo bem, é a economia, o mercado.
O que me causa algum embaraço nestas histórias é a recorrente postura e discurso hipócrita da liderança do Grupo, designadamente, de Alexandre Soares dos Santos que se assume como campeão de ética e transparência, lembram-se certamente da famosa declaração pública "Truques é para o Sócrates, não comigo".
Também recordo, Nicolau Santos denunciou-o no Expresso, que quando o Governo fez aumentar o IVA, foi publicitado até à exaustão que a cadeia Pingo Doce não o aumentou, mas, na verdade, repercutiu o aumento nos preços pagos aos produtores, esmagando, assim, as suas já reduzidas margens. Continuou desta forma manhosa a assegurar a fatia de leão do lucro, a distribuição, e ainda pôde proclamar que não aumentou o IVA. Entretanto, certamente com cobertura legal, também mudou para a Holanda a sede de algumas actividades do Grupo, à procura de benefícios fiscais que agora aparecem quantificados, 79,9 milhões de euros em 2012, dentro da lei, obviamente, como hoje reafirma e eu não duvido.
Com a maior desfaçatez estas e outras iniciativas têm invariavelmente o intuito afirmado de ajudar e defender as famílias e as suas dificuldades.
Assim, para que não passe por pobre e mal agradecido, em meu nome e em nome de milhares de outras famílias, o meu muito obrigado ao Pingo Doce e a Alexandre Soares dos Santos pela persistente defesa dos nossos interesses sacrificando os seus próprios objectivos.
Na verdade, façam o que eu digo, não façam o que eu faço. Estamos fartos de lições desta natureza. Alexandre Soares dos Santos terá, evidentemente, os seus méritos e destaco a iniciativa que suporta a PORDATA  mas poupe-nos a lições em termos de ética.
Parece-me claro que Alexandre Soares dos Santos é bem tratado em Portugal embora, obviamente, pudesse ainda ser melhor, mas devagarinho a coisa compõe-se, os despedimentos vão ser facilitados.
Para finalizar, recordo mais uma notável afirmação de Alexandre Soares dos Santos, no Expresso de 12/01/2013 lia-se "O português é inteligentíssimo, aprende com enorme facilidade, tem grande capacidade de trabalho. A única coisa que precisa é de orientação".
Na verdade, somos os escravos perfeitos ainda que incapazes de nos orientarmos, de sermos mal educados e ingratos.
Deixem Alexandre Soares dos Santos receber o prémio Fé, na capacidade de gerar e acumular riqueza e Liberdade de agir como entender para defender os seus interesses.

Sem comentários: