domingo, 8 de junho de 2014

NA VERDADE ...

"Ali ensinam aos pediatras que nódoas negras em sítios estranhos podem não ser leucemia"

No Público encontra-se uma peça, tão pertinente quanto impressionante, sobre o trabalho que se realiza no Hospital Amadora-Sintra no sentido de despistar situações de crianças que dão entrada na urgência pediátrica com problemas que em muitas circunstâncias derivam de maus tratos e não de outra qualquer causa, queda ou doença, por exemplo. Acontece que em algumas circunstâncias e por várias razões os serviços de saúde não se identificam os maus tratos como o motivo que traz a criança à urgência hospitalar.
Nesta perspectiva, o objectivo da equipa responsável é que os profissionais, “fugindo” ao protocolo científico que usualmente utilizam, estejam despertos para outras “causas” não previstas e que podem produzir tais sintomas conseguindo, assim, elevar o nível de protecção das crianças.
Do meu ponto de vista, todos os profissionais que lidam com crianças devem assumir esta atitude mais atenta ao que se passa com os miúdos, pois os seus comportamentos e sinais podem indiciar situações graves que poderão passar despercebidas.
As coisas nem sempre são o que parecem, o que pensamos que são ou mesmo o que gostávamos que fossem.
Na verdade, há pais que fazem mal aos filhos.
Na verdade, há filhos que fazem mal aos pais.
Na verdade, há professores que fazem mal aos alunos.
Na verdade, há alunos que fazem mal aos professores.
Na verdade, há velhos que fazem mal aos novos.
Na verdade, há novos que fazem mal aos velhos.
Na verdade, ...
Na verdade, ... o mundo é um lugar estranho e ... às vezes ... muito feio.

1 comentário:

Manuela Matos disse...

Pois é, pois é...é mesmo isso e nem queremos acreditar quando vemos e damos conta. É uma surpresa e uma dor. E uma atrapalhação...aconteceu comigo, há pouco tempo. Fica-se mal, muito mal, a pensar neste mundo onde acontecem coisas feias. Mesmo muito feias. E nós a contar histórias de princepes e princesas...distraídos, é o que é!
abraço