quarta-feira, 18 de junho de 2014

OS OBSTÁCULOS DA DEFICIÊNCIA

"Cientistas portugueses melhoram o uso de smartphones para os cegos"

O desenvolvimento de dispositivos que possibilitem a melhor utilização dos smartphones por parte de pessoas cegas que recorrem à escrita em braille é, sem dúvida, uma boa notícia.
Esperemos que se confirmem os indicadores de eficácia e que possa ser generalizado o seu uso na medida em que a ausência do conhecimento e utilização da escrita braille representa um factor acrescido de exclusão
Desconhecendo custos , ficará por saber as condições de acesso das pessoas com deficiência a este e outros dispositivos que estão em desenvolvimento no sentido de aumentar os níveis de funcionalidade  e acessibilidade das pessoas com deficiência que potenciem a sua participação, tão alargada quanto possível, nas actividades das suas comunidades, o verdadeiro critério de inclusão.
Num tempo em que os apoios sociais são continuamente revistos em baixa e que os custos económicos, sociais e psicológicos suportados pelas pessoas com deficiência e suas famílias são fortíssimos, teremos razões para algum pessimismo. Aliás, ainda há pouco tempo a imprensa relatava a situação de uma criança surda profunda cujos pais estavam a organizar um peditório para que pudessem realizar um implante coclear nos dois ouvidos porque o Serviço Nacional de Saúde só paga um ouvido. A operação é imprescindível à recuperação da criança. Elucidativo.
É verdade que as pessoas com deficiência, as suas famílias, sabem, sobretudo sentem, como a sua vida é uma permanente prova de obstáculos, por vezes intransponíveis. Não estranham as dificuldades diárias.
É justamente por isso que o Estado Social é um avanço civilizacional que não poderia ser ameaçado ainda que, evidentemente, racionalizado e melhorado.

Sem comentários: