sábado, 28 de junho de 2014

O QUE É UM BOM EXAME?

"Professores divididos sobre o que deve ser um exame de Matemática"

Como tenho referido, os exames constituem-se, do meu ponto de vista, como uma arma privilegiada da gestão política do universo da educação.
Neste contexto, através da "modulação", por assim dizer, da sua dificuldade, poder-se-á influenciar os resultados no sentido esperado e mais favorável a interesses de circunstância. Este entendimento minimiza o impacto das análises comparativas e está também patente na discussão recorrente e nem sempre consensual sobre o grau de dificuldade e adequação dos exames como se está a verificar com o de Matemática.
Por outro lado e não sendo um especialista na matéria, creio que a construção de um exame no que respeita aos conteúdos, forma e natureza, extensão ou grau de dificuldade, decorre do objectivo ou objectivos desse exame e relativiza-se à perspectiva a partir da qual se olha para esse exame. Daqui decorre, provavelmente  diferente entendimendo da Associação dos Professores de Matemática e da Sociedade Portuguesa de Matemática. De facto, um exame destinado a identificar os alunos excelentes numa determinada disciplina ou um exame que avalia as competências esperadas nessa disciplina no universo total dos alunos com o objectivo de os ordenar, não serão, evidentemente, iguais.
Neste cenário complexo julgo que a discussão do que será um “bom exame” dificilmente será conclusiva, de ângulos diferentes vêm-se coisas diferentes.

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