terça-feira, 24 de junho de 2014

PAIS EM REDE

A lida profissional levou-me desta vez para o Meu Alentejo. Poisei em Aljustrel para participar numa iniciativa da Associação Pais em Rede, um movimento cívico que congrega fundamentalmente, mas não só, pais de pessoas, maiores ou menores, com necessidades especiais.
Umas notas breves.
Em primeiro lugar, a afirmação recorrente e significativa de que a educação de qualidade deve ser para TODOS e TODOS devem, tanto quanto possível, aprender, crescer e participar juntos nas comunidades educativas.
Não é moda, não é privilégio, é uma questão de direitos que não são de geometria variável.
Não é uma utopia, é algo de uma simplicidade e realismo absolutos e simples de enunciar, os miúdos devem estar juntos e participar nas actividades da comunidade da forma que conseguem, acomodando as diferenças entre si, entre todos.
É também e de facto uma questão ideológica como todas as dimensões da vivência humana, pois envolve valores, não é uma questão "meramente"  técnica, científica ou pedagógica.
Uma outra ideia prende-se com o envolvimento dos pais nestas questões e muito para além da acção, muitas vezes difícil, com os seus próprios filhos. Neste sentido, a construção de redes que funcionam como suporte, apoio, partilha e voz é um contributo verdadeiramente importante.
Na verdade, precisamos urgentemente de construir ou reconstruir comunidades, não só de pais, que funcionem em rede.
Também não é uma utopia, é "só" entendermos que assim deve ser.

Sem comentários: