quarta-feira, 17 de abril de 2013

PREVISÕES, PREVISÕES, PREVISÕES. E AS PESSOAS PÁ?

O I apresenta hoje um trabalho muito interessante sobre o que designa como o "mundo delirante das previsões da troika" centrado, naturalmente na falha clamorosa de todas as previsões elaboradas pelos especializados e geniais técnicos que administram o país.
Como exemplos desta falha, derrapou a previsão do défice, 2,3% para 2014 que será de 4%, do crescimento previsto de 1,2% para 2013 e 2,5% para 2014, teremos uma contracção total até 2014 e a gravíssima situação o desemprego, que de um pico previsto pela troika de 12.5%, já se aproxima dos 19% mantendo-se a tendência de aumento.
Sabemos da falibilidade da obra humana mas é demasiado grave que estes gurus acompanhados, pelos seus adjuntos internos, Passos Coelho, Vítor Gaspar e colaboradores definam um conjunto de politicas gravosas, promotoras de exclusão e pobreza assentes em falhas inaceitáveis dos seus modelos de análise e que de tal processo não se extraia uma conclusão óbvia, é necessário e urgente redefinir modelos e políticas mas que, como parece óbvio os adjuntos internos da troika não estão minimamente interessados.
O resultado de tudo isto é uma persistência cega e surda e uma inabalável fé nos seus falíveis modelos, traduzidas no “custe o que custar", no cumprimento dos objectivos do negócio com a troika e mesmo na definição de objectivos de uma política "over troika", atingindo claramente o limite do suportável e afectando gravemente as condições de vida de milhões. Estamos a falar de pessoas, não de políticas, ou melhor, estamos a falar do efeito das políticas na vida das pessoas.
Este "mundo delirante das previsões da troika" como lhe chama o I seria um bom exemplo da conhecida metáfora do burro meteorologista, não fora a tragédia que causa na vida de milhões de pessoas.

Sem comentários: