sábado, 6 de abril de 2013

OS TEMPOS DA INDIGNIDADE

Alguns moradores da Av. Almirante Reis estão a instalar grades nas arcadas dos edifícios para evitar que as pessoas sem abrigo utilizem os espaços das arcadas. A medida é justificada com questões de segurança e acessibilidade aos edifícios e ao que parece tem aumentado o número de pessoas nessa condição nesta zona sendo que algumas terão vindo de áreas da cidade de onde foram expulsas. Por outro lado, alguns moradores e a Junta de Freguesia entendem que a medida não é uma solução pelo que se desejam outro tipo de iniciativas ou políticas.
A questão da pobreza é uma matéria que se presta a demagogia e discursos populistas e que dificilmente se evitam. Isto quer dizer que não me parece positivo uma apressada condenação das pessoas que colocam as grades, provavelmente, elas próprias também não concordam com a medida mas convivem com um realidade que as assusta e que não imaginam alterar-se.
O mundo assimétrico, promotor de exclusão, pobreza e guetização social,  cai-nos em cima produzindo situações, muitas situações de pessoas, sem abrigo, que na verdade, não têm nada, aguentam tudo e só são notícia neste tipo acontecimentos, quando chegam as vagas de frio ou quando aparecem gratos e contentes naqueles jantares oferecidos no Natal que sempre compõem indecorosos espectáculos mediáticos. É certo que as pessoas sem abrigo são pessoas com capacidades de adaptação e para preparados para suportar limites que, de acordo com Fernando Ulrich, as tornam um paradigma de resistência para todos os cidadãos.
Continuam os tempos de chumbo, os tempos da indignidade.

Sem comentários: