quarta-feira, 30 de novembro de 2011

OS MIÚDOS COM FARDA

A discussão sobre a utilização de fardamento escolar é recorrente e, quase, inconclusiva. Na verdade as posições favoráveis ao uso da farda não se alteram, como também os que têm discurso menos favoráveis continuam na sua, por assim dizer.
No entanto, mais do que a minha própria opinião, não simpatizo mas não tenho uma posição fundamentalista, fechada, preocupam-me bem mais as fardas invisíveis mas, por vezes, bem pesadas que muitos miúdos se vêem obrigados a usar.
Se bem estivermos atentos, e nem sempre o conseguimos, é possível reparar com alguns miúdos ao chegar à escola rapidamente vestem uma farda que pode assumir múltiplos aspectos. Temos a farda do “distraído”, a farda do “incapaz”, a farda do “muito esperto”, a farda do “sem família de jeito”, farda do inteligente”, a farda do “pouco dotado”, a farda do “hiperactivo”, a farda do “mal comportado”, a farda do “filho de pessoa importante”, a farda do mal-educado”, etc., etc.
Uma questão importante é que na maior parte das situações estas fardas acabam por se transformar na pele dos que as usam. Dificilmente deixarão de as “vestir”, é por elas que são conhecidos e reconhecidos, para o melhor e para o pior.
Devo dizer que estas fardas me inquietam bastante mais que as outras, que sendo significativas para os miúdos e muitas vezes distintivas do estatuto familiar quando “mostram” instituições mais exclusivas, também, por outro lado, se “despem” com mais facilidade e acabam por ser bem mais leves.

2 comentários:

Carmo disse...

Pois é Professor, continuo a ter o prazer de o ouvir.
Quando leio os seus textos de opinião, visualizo-o na perfeição até oiço a sua voz.
Qualquer dia volto a entrar de mansinho no auditório.

Um abraço

Zé Morgado disse...

Apareça.