sábado, 12 de novembro de 2011

ORGULHO PORTUGUÊS

O Presidente Cavaco Silva em visita aos Estados Unidos tem referido frequentemente o seu objectivo de transmitir uma imagem positiva de Portugal, de mostrar o orgulho português e expressar a sua profunda convicção de que a luta é dura mas a vitória é nossa e certa, venceremos a crise.
As referências à nossa percepção de nós próprios, a tão falada auto-estima, são comuns e, quase sempre, expressam a ideia de que temos uma baixa auto-estima. Há alguns meses a imprensa referia um estudo realizado em 33 países cujos dados mostravam que “portugueses têm mesmo uma auto-estima baixa” pois estão em 30º lugar no orgulho que sentem pelo país. Por curiosidade, os australianos são os que mais orgulho sentem e atrás de nós no orgulho pátrio, apenas Brasil, África do Sul e Japão.
Lamento, mas tenho algumas reservas sobre os recorrentes discursos e sobre as conclusões retiradas deste tipo de trabalho.
O povo português é justamente considerado um génio no “desenrasca”, “dá-se sempre um jeito, não há-de ser nada”, é assim uma espécie de Macgyver, resolve tudo e, maravilha, com poucos recursos. Gente desta tem uma enorme confiança nas suas capacidades.
É um povo que vira histérico atrás do Scolari, lembram-se certamente, exalta o Cristiano Rónaldo, o melhor do mundo e tem o Professor Doutor José Mourinho, o special one, a treinar o Real Madrid. Este povo até se dá ao luxo de ignorar o desempenho em áreas como ciência e cultura de outros milhares de portugueses que estão dentro e fora do país, mas essas coisas da cultura ou da ciência são minudências irrelevantes.
Somos um povo que dá cabo dos recursos e da paisagem do país sempre confiante de que, assim, é que se promove desenvolvimento, área em que Cavaco Silva tem fortes responsabilidades pois “betonizou” o país. Um povo desta têmpera não é um povo com baixa auto-estima.
Não, definitivamente não, os portugueses, de uma forma geral, gostam de si, têm uma excelente impressão de si próprios.
Não gostam é de Portugal, o país é que não está à altura dos portugueses.
Daí a falta de orgulho na lusa pátria. Daí a preocupação de Cavaco Silva.

2 comentários:

anónimo paz disse...

Para mim, a única preocupação do sr. Silva, como lhe chama o bailarino da Madeira, é manter as pensões de professor catedrático na Universidade Nova de Lisboa e do Banco de Portugal que totalizam 10.042 € por mês.

Acrescentando-lhe as mordomias que tem como presidente, pois teve abdicar do vencimento é pago a peso de ouro pelo povo Português.

Mas se é uma inevitabilidade antes o prefiro como mais alto Magistrado da Nação do que 1º Ministro. Corria o risco de ele mandar alcatruar tudo o que fosse campo, abater os cacilheiros e barcos para o Seixal.


saudações

Anónimo disse...

O orgulho português traduz a falta de cultura que é o princípio de todos seus males. Heranças de "fado, futebol e Fátima"? Talvez.