sábado, 31 de dezembro de 2016

O SISTEMA É ASSIM

Para finalizar 2016 esta história serve e é elucidativa da necessidade  de mudança.
Precisei de comprar um pequeno electrodoméstico e após pesquisa online fui a uma das lojas de uma cadeia conhecida. A coisa correu mais ou menos assim e na versão abreviada
Perguntei a uma simpática funcionária se existia o modelo que queria e estava na página da net. Após consulta de stock informa-me que havia um disponível no sistema.
Perguntei se encomendando viria para a loja ou para a residência.
A moça diz-me que pode vir para a loja ou para casa com custo adicional.
Procedo então ao pagamento para levantar na loja mas verifico que me é debitado o custo adicional da entrega.
Levanto a questão e a moça simpaticamente esclarece-me que o bem seria entregue na loja mas deveria eu pagaria o custo da entrega porque era assim que estava no sistema.
Expliquei que deveria haver um equívoco, o bem estava anunciado para venda na loja, não o tinham, mandavam vir, eu iria comprá-lo na loja não deveria pagar custo adicional a não ser que me fosse entregue em casa.
Nada a fazer, está assim no sistema, insistiu.
Como não consigo mudar o sistema, pedi o livro de reclamações. Uma funcionária mais “graduada”, igualmente simpática, aparece, inteira-se da situação e diz à colega para proceder à devolução do custo de entrega. Diz-me também que não era necessário reclamar pois internamente quando tivesse de justificar a devolução do custo de entrega explicaria a razão e quem de direito decidiria o que fazer com o sistema.
De maneira que a coisa foi assim, o sistema é omnipotente decide e nós, as pessoas, cumprimos, eu vou comprar um bem anunciado numa loja, não têm em stock, encomendam-no para a loja e eu pago o custo da entrega mais o bem.
Talvez o Ano Novo traga um sistema novo. Ou não, mais provavelmente.
Bom Ano e muita paciência para o sistema, para os muitos sistemas.

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