quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

PROFESSORES, UMA CLASSE PROFISSIONAL GENEROSA E VOLUNTÁRIA

Os professores são reconhecidamente uma classe generosa que olha para a sua profissão com sentido de missão, voluntariado e serviço.
No ensino básico e secundário existem milhares de professores que durante muitos anos são sucessivamente contratados, realizam substituições de colegas, deslocam-se centenas de quilómetros, dispersam a sua actividade por várias escolas e não acedem a um lugar na carreira. A maioria não desiste e assim vai cumprindo a sua missão e sonho.
No ensino superior, situação conhecida mas menos falada apesar das referências de hoje na imprensa, existem professores e investigadores que asseguram aulas sem receber. Correm atrás da remota possibilidade de uma carreira de docência e/ou de investigação.
Os directores e responsáveis das instituições de ensino superior entendem como normal, a realização de uma espécie de “voluntariado” realizado “a pedido dos investigadores” para “disseminação da sua investigação”. Curiosamente alguns afirmam que estas unidades curriculares nem são “necessárias para o funcionamento dos ciclos de estudos”, serão, presume-se uma espécie de ATL para gente desocupada, os voluntários que as leccionam e os alunos que as frequentam.
Acontece ainda que estes “voluntários” não podem fazer constar a actividade docente no seu currículo pois os responsáveis pelas unidades curriculares que leccionam terão de ser docentes da carreira.
Para além da questão óbvia da sobrevivência sem salário, trata-se evidentemente, de uma situação lamentável que atinge a dignidade das pessoas e das instituições que despudoradamente assim procedem.

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

Concordo inteiramente. Mas eu não me atreveria a enlevar uma profissão de forma generalizada e sem reservas. Pessoalmente penso que o (salvo raras excepções) assentava que nem uma luva.
Mas isso sou eu...


VIVA!