quarta-feira, 21 de maio de 2014

OS SALTOS DOS COELHOS PEQUENOS

Era uma vez uma terra onde havia muitos coelhos, grandes e pequenos. Lá nessa terra tinham decidido que todos os coelhos pequenos deveriam aprender a dar saltos e arranjaram uns mestres de saltos para ensinar os coelhos a saltar. A certa altura, começaram a medir muitas vezes os saltos dos coelhos. Era preciso que os coelhos pequenos saltassem muito bem e só medindo os saltos é que se sabe se saltam bem, dizem. Então mandaram que em todos os lugares daquela terra, à mesma hora, os coelhos pequeno da mesma geração dessem saltos conforme as instruções que recebiam e com o comprimento que estava determinado para todos os coelhos pequenos de cada geração.
Como seria de esperar, uma boa parte dos coelhos pequenos  é capaz de saltar aquele cumprimento.
E todos os anos medem os saltos dos coelhos pequenos.
O que é curioso que é que em vez de felicitar os coelhos pequenos que saltam bem e tentar perceber porque é que alguns não tinham sido capazes, desatam sempre a discutir em grande algazarra. Uns clamam que o salto era muito curto e por isso muitos coelhos pequenos tinham saltado, deveriam exigir um salto maior. Outros acham que o comprimento está adequado e é normal haver alguns coelhos pequenos que não saltem bem.
Uns acham que o terreno onde se dão os saltos foi bem preparado, bem organizado, para que os saltos corressem bem, outros ainda acham que o trabalho dos mestres de saltos tinha sido bom e por isso a maioria saltou. Por outro lado, ainda existem alguns que acham o contrário, os mestres de saltos não são assim tão bons e, por isso, alguns coelhos pequenos não conseguiram saltar e que as provas de saltos não estavam muito bem estruturadas. Havia também uns, os que mandam em tudo o que dizia respeito aos saltos que diziam que a prova de saltos estava muito bem organizada porque eles são os melhores e sabem tudo.
Era interessante notar que até aparecem uns que não percebem nada de coelhos pequenos, de saltos ou de mestres de salto, mas que também têm muitas opiniões sobre isto.
Fartos de ouvir esta confusão os coelhos pequenos não percebem muito bem porque é sendo eles a dar os saltos, toda a gente falava da prova de salto e ninguém liga muito aos saltadores.
Parece que estou a falar dos exames nacionais e da sempre presente discussão sobre a sua maior ou menor dificuldade e organização, mas não, estou só a falar dos saltos dos coelhos pequenos.

Sem comentários: