As conversas frequentes com grupos
de pais têm mostrado algo que que merece reflexão e que já tenho abordado por
aqui, a pressão para a excelência.
De facto, fruto dos estilos de
vida, de alterações nos valores e cultura e das dificuldades genéricas que enfrentamos,
tem vindo a instalar-se de mansinho em muitos pais, e também dentro das instituições
educativas, uma atitude e um discurso de exigência e de pressão para a
excelência no desempenho dos miúdos, a começar pelos resultados escolares.
A questão não tem, evidentemente,
a ver com a natural atitude de exigência mas um sim com a pressão muito forte para a produção e alto nível de rendimento e cada vez mais cedo pois,
supõe-se, ganharão vantagens.
Esta visão emergindo cedo pode
fazer comprometer desde logo o cumprimento dos objectivos e função da educação
de infância que não deve ser vista como a “preparação para a escola” e, muito
menos, como “o primeiro tempo de escola” o que desvaloriza a sua verdadeira
função e contém riscos para o desenvolvimento das crianças e, sim, também para
o seu sucesso educativo e escolar.
Por outro lado, o clima instalado
relativamente à pressão para resultados e para excelência e à forma como o
sistema tem vindo a caminhar assumindo uma relação obsessiva com a medida, no
alimentar de um clima competitivo e selectivo, famílias mais escolarizadas e
que criam em muitas crianças uma pressão fortíssima para a excelência dos
resultados também contribuem para que a seguir à escola muitas crianças e
jovens caminhem para os centros de explicações que acabam for funcionar como
AAEs, Ateliers de Actividades Escolares respondendo como 2 em 1, tomam contas
das crianças e melhoram, espera-se, o seu rendimento escolar.
Acresce que esta excelência que é
exigida é extensiva a todas as áreas em que os miúdos se envolvem, devem ser
excelentes a tudo.
Deste entendimento, para além da
tempo infindo que os miúdos passam na escola, surge uma ainda uma oferta com
uma diversidade espantosa que tornará as crianças fantásticas, excelentes, em
montanhas de coisas que lhes fazem uma falta tremenda para se prepararem para o
futuro, basta atentar na oferta disponível.
A vida de muitas crianças
transforma-se assim num espécie de agenda, passando o dia, incluindo
fins-de-semana, a saltar de actividade fantástica em actividade fantástica,
numa agitação sem fim.
Acontece que algumas crianças,
por questões de maturidade ou funcionamento pessoal, suportam de forma menos
positiva esta pressão o que poderá gerar o risco de disfuncionamento, rejeição
escolar e, finalmente, insucesso.
Também sei que em muitas destas
actividades estará presente uma genuína preocupação dos seus responsáveis pela
qualidade e adequação do trabalho que realizam com os miúdos. A questão é que
esse trabalho é apenas um dos mil trabalhos com que se vai enchendo a vida dos
miúdos.
A melhor forma de preparar osmiúdos para o futuro é cuidar bem deles no presente, desejavelmente sem faltas, mas também sem excessos.
A melhor forma de preparar osmiúdos para o futuro é cuidar bem deles no presente, desejavelmente sem faltas, mas também sem excessos.
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