No Público de hoje divulga-se um
trabalho interessante desenvolvido numa escola do Porto, a Escola Secundária do Cerco, inscrita numa das zonas problemáticas da cidade.
A experiência foi desenvolvida duas
docentes, de Educação Física e História e a colaboração de uma encenadora e
actriz, integrada num projecto com o apoio da fundação Gulbenkian direccionado
para novas abordagens em sala de aula.
A experiência tem decorrido com
resultados bastante positivos e é também desenvolvida noutras escolas do país. Toas serão apresentadas publicamente dentro de algum tempo.
A este propósito algumas notas.
Em primeiro lugar, num tempo em
que é fácil e frequente desvalorizar os professores ou a escola é fundamental e
justo afirmar que em muitíssimas escolas portuguesas se desenvolvem diariamente
actividades e experiências de altíssimo nível e qualidade e com efeitos positivos.
Estes trabalhos contemplam desde a Educação de Infância ao Ensino Básico e Secundário e todos os grupos de alunos.
É ainda essencial dizer que muitas destas experiências são desenvolvidas envolvendo
apenas, repito, apenas recursos das escolas e o empenho e motivação dos
docentes, de direcções e, funcionários e também pais.
Lamentavelmente, muitas destas
experiências não são divulgadas. Aliás, tantas vezes me acontece ouvir professores
que assistem à apresentação de algumas experiências, exclamarem, “isto é o que
nós fazemos”. E por que razão não o dizem? Nas mais das vezes por falta de
tempo, oportunidade, lembrança ou por achar que está a fazer-se o que se pode e
tal não merecerá destaque ou divulgação. É um erro, merece e seria necessário.
Por outro lado, estas experiências
servem para mostrar que também em educação é preciso entender que o TINA (There
Is No Alternative) é um equívoco. Sim, existem alternativas, somos capazes de
fazer diferente.
No entanto, nota final, é também
importante que se atentem nos recursos, na valorização do que se faz e de quem
faz, na autonomia que fomente a alternativa e na criação de ambientes
tranquilos e profissionalmente estimulantes para professores, técnicos, alunos
e pais.
A generalidade dos professores
faz a sua parte, o resto …
Sem comentários:
Enviar um comentário