O lisboeta Santo António permitiu que, estando em casa, pudesse receber agora na RTP uma boa notícia. Nos tempos que correm não é coisa pouca e por isso a divulgação.
A Escola Secundária de Valadares desenvolveu um Projecto que se me afigura de extraordinário interesse e cujos resultados são um enorme incentivo à sua generalização.
Um grupo de alunos do Secundário, com uma preparação prévia e com o apoio de retaguarda de alguns professores, desenvolve em regime de voluntariado actividades de apoio escolar a cerca de 180 alunos mais novos.
A experiência está a dar resultados muito interessantes tendo-se verificado um acréscimo médio de 20% nos resultados escolares dos alunos envolvidos. Alguns destes alunos ouvidos na reportagem, falaram da adesão à experiência e do papel dos alunos mais velhos ao criarem contextos de trabalho escolar diferentes dos geridos pelos professores e, por vezes mais motivadores, pela proximidade e natureza da relação. Também os alunos mais velhos ouvidos realçaram a importância que para si, a vários níveis, tem este projecto.
Esta experiência, cuja base de funcionamento radica em factos de há muito conhecidos na área do desenvolvimento e progresso educativo e escolar de crianças e jovens, o papel muito importante dos colegas.
A questão é que do meu ponto de vista este tipo de procedimentos ainda é de baixa utilização as nossas escolas em que, como costumo dizer, os alunos são (quase) sempre vistos como recurso da aprendizagem e (quase) nunca como recursos da "ensinagem". A investigação e a experiência mostram como é positiva a troca entre alunos nas situações de aprendizagem.
É também importante salientar que para os alunos mais "experientes" a ajuda aos mais novos, reforça conhecimentos e é um excelente contributo para formação pessoal.
Ao que consegui perceber, a Escola Secundária de Valadares pode vir a obter um Prémio de Criatividade de âmbito internacional instituído por uma Universidade americana.
Merece felicitações, aqui ficam as minhas.
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