terça-feira, 7 de junho de 2011

OS RECREIOS ESCOLARES (IN)SEGUROS

A PSP tem em desenvolvimento até dia 15 uma operação que designou por “Recreio Seguro II” que tem por objectivos centrais a prevenção da delinquência e violência que envolve os espaços escolares e promover a segurança genérica na comunidade educativa. À luz dos últimos episódios neste universo, a iniciativa parece meritória. Considerando a designação da operação, “Recreio Seguro II”, gostava de deixar algumas notas mais direccionadas para os próprios recreios escolares e não tanto os espaços envolventes das escolas, que vão ter no âmbito desta operação uma atenção mais particular.
É óbvio que os problemas mais significativos sentidos nas escolas, indisciplina, violência, delinquência, bullying, etc. ocorrem sobretudo nas salas de aula e nos recreios. Deixando de lado, de momento, o interior da sala de aula parece-me fundamental, afirmo-o muito frequentemente, que se dê atenção educativa aos tempos e espaços de recreio escolar.
Em muitas escolas a insuficiência de pessoal auxiliar, agora baptizados “assistentes operacionais” não permite a ajustada supervisão desses espaços. Por outro lado, a sua formação em matérias como supervisão educativa e mediação de conflitos, por exemplo, e, ou, o entendimento que têm das suas competências, muitas não valorizadas pela própria comunidade, leva a alguma negligência ou receio de intervenção.
Talvez não seja muito popular mas digo de há muito que os recreios escolares são dos mais importantes espaços educativos, aliás, muitas das nossas memórias da escola, boas e más, passam pelos recreios. Neste sentido, defendo que a supervisão dos intervalos deveria ser da responsabilidade de docentes. A reestrutura da enorme carga burocrática do trabalhos dos professores, dos modelos de organização e funcionamento das escolas, por exemplo, poderiam libertar horas de docentes para esta supervisão que me parece desejável.
A boa e atenta “profes-vigilância” é mais eficaz que um invisível “big brother”, por exemplo a vigilância electrónica, ou a presença regular inviável e indesejável de elementos forças de segurança nos espaços escolares.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já vi o filme, esta sequela "Recreio Seguro II" é que não. Era bom que fosse uma comédia romãntica.

Abraço
António Caroço

Zé Morgado disse...

Lamentavelmente com frequência ... não é recreio e não é seguro