terça-feira, 22 de maio de 2012

PAÍS DE PIEGAS

Então não é que nós portugueses em estudo realizado pela OCDE, a divulgar hoje, envolvendo 36 países sobre o nível de satisfação com a vida nos coloca entre os mais insatisfeitos?
Considerando os resultados globais ocupamos um pouco entusiasmante 29º lugar mas no item "satisfação com a vida" estamos em penúltimo, isso mesmo, em penúltimo, cambada de calimeros.
Os dados nos 11 aspectos considerados são ainda particularmente negativos no que respeita ao fosso entre os mais ricos e os mais pobres e na distribuição de tarefas domésticas entre homens e mulheres.
Estes dados mostram como de facto o Primeiro-ministro tem razão com a pieguice dos portugueses, lamentam-se pelos cantos, continuam acantonados na sua "zona de conforto", resignados, sem qualquer sobressalto de empreenderorismo e queixam-se a quem passa sobre as agruras da sua vida com um "it's an injustice, it is".
Não vislumbramos como o desemprego pode ser uma oportunidade de vida e queixamo-nos, injustamente é claro, de que os pobres estão mais pobres e os ricos mais ricos.
Somos uma gente tristonha que não entende como pode ser feliz, ser optimista no meio do mar alteroso em que navega.
Um país com gente assim não pode, eventualmente não merece, ser feliz, mas "it's an injustice, it is".

2 comentários:

anónimo paz disse...

A OCDE tem razão... Somos dos mais insatisfeitos.

Se também fizesse um estudo à qualidade que nele predomina, concluía que somos os mais passivos, inertes, apáticos e sofredores.

O Povo Português é como cavalo viciado no chicote. Cavalo que mantém de pé, por tenacidade e não por orgulho, a sua agonia.

Vivemos agarrados a migalhas de esperança, esperando que alguém faça o trabalho por nós ou que suceda um milagre.

Está tudo escarrapachado na história... e no fado.


saudações

L.Maria disse...

mentPois somos, uma grande "cambada" de piegas que não movem uma palha contra nada, só movem a língua e mesmo essa só pelas costas.

E pergunto-me todos os dias, vale a pena remar contra a maré? Raio!