segunda-feira, 15 de junho de 2015

GOSTEI DE LER. "PROFISSÃO DE RISCO: ALUNO.

Em período já de férias para alguns alunos e de exames para outros gostei de ler o texto de Inês Cardoso no JN, "Profissão de risco: aluno".
Merece leitura atenta e uma reflexão sobre os caminhos da educação e da escola e da vida de professores, alunos e famílias.

4 comentários:

Anónimo disse...

1- "Mas é isso que as escolas fazem: quantificam, uniformizam, criam padrões para objetivar a avaliação."

É o que as inspeções pedem e querem ver.

É bom que mais cidadãos reflictam sobre este assunto. E que a partir desta discussão, a gente se organize......AFINAL O QUE É QUE QUEREMOS?

2- "Em vez de calendários, devíamos estar a discutir um conceito de escola que ensine mais a interpretar, questionar e criticar."

a) discutir calendários tb é importante;

b) só para informar que, sobre a formação sobre as metas do Português, terá sido dito que a criatividade e a imaginação não interessam para nada. O que é importante é que o aluno saiba "operacionalizar" as várias tipologias de texto escrito (por exemplo)

E aqui só me apetece dizer: organizem-se!

Zé Morgado disse...

A deriva das agendas, das várias agendas

Anónimo disse...

Boa noite Caro Professor deixo aqui um Programa de Rádio (Antena 1) ontem sobre a Língua Portuguesa que fala sobre o sistema educativo, Metas Curriculares entre outros. Vale a Pena Ouvir.

http://www.rtp.pt/programa/radio/p6183

Relativamente ao artigo Zona Militarizada a Concretizar-se vamos passar a ter mini Quartéis. É Triste.
Cumprimentos
Pedro.

Zé Morgado disse...

Olá Pedro, vinha do Alentejo e ouvi na altura no carro, foi, por assim dizer, estimulante a discussão entre a Helena Buescu e a Ana Maria Magalhães. Como se liz lá para o Alentejo, sopram ventos malinos