quarta-feira, 3 de junho de 2015

VOANDO SOBRE UM NINHO DE CUCOS

Uma nota deixada na caixa de comentários do Atenta Inquietude relativa ao texto "Aulas suplementares de preparação para os exames".
"As escolas transformaram-se em Voando sobre um Ninho de Cucos.
As normas de exame decoram todas as paredes e placards das escolas, em versões revistas e melhoradas. Os mais desatentos ainda pensam que as aulas continuam e o que interessa é o "ensino-aprendizagem".
Já vão em 3 ou 4 as reuniões de preparação para exames, vigilâncias e o diabo a sete e mais as normas para os finais de ano, com programas e mais minutas de atas e mais tudo, muito bem feitinho, em TREBUCHET 11, espaçamento 1,5, e tira dali e cola acolá e duplica tudo, triplica, se necessário.....ai a inspeção! Tudo na pen, na dropbox, no ambiente de trabalho, no moodle, no dossiê.....ai as rasuras, ai os números do CC, ai 1 letra que sai fora da margem da folha de exame, ai as assinaturas, ai a inspeção, ai que tens de cá estar 2 horas antes do exame, ai as atas e os PTT e os relatórios modelo X e mais modelo Y e mais o programa que não funciona...
As aulas? Pá, isso agora não interessa para nada.
E os profs, de telemóvel em punho, tiram fotos de toda aquela papelada que decora as paredes da sala de professores e outras em redor, que as paredes da sala dos professores não chegam para aquilo tudo.
Cá fora, os projectos projectados dão 1 ar de sua graça para mostrarem trabalho. Os alunos faltam às aulas para verem uns quantos a venderem qualquer coisa. Por acaso, não há projecto como aquele da criançada a jogar à polícia de choque contra os gangs que a gente viu nas TVs.
E os carolas, no meio disto tudo, dão aulas de compensação aos alunos.
Fazem bem. A mais valia é enorme. Especialmente se, mais uma vez, é trabalho grátis, tipo mecenato. Ao menos que se pudesse pôr no IRS."
Intencionalmente ... sem comentários.

Sem comentários: