segunda-feira, 15 de junho de 2015

EXAMES MAIS FÁCEIS? EXAMES MAIS DIFÍCEIS? DEIXE LÁ VER

Por estes dias é difícil fugir ao tema exames. Estamos na época alta, os exames do 9º e do 12º iniciam-se hoje.
Como sempre uma das grandes questões em apreço será a maior ou menor dificuldade dos exames.
Como é reconhecido, o presidente do Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educativa admitiu-o em entrevista recente, os exames têm sido uma arma privilegiada na gestão política do sistema educativo. Daí a necessidade de que a avaliação externa fosse da responsabilidade de uma estrutura verdadeiramente independente do poder político.
Neste contexto, através da "modulação", por assim dizer, da sua dificuldade, poder-se-á influenciar os resultados no sentido esperado e mais favorável a interesses de circunstância. Este entendimento minimiza o impacto das análises comparativas. Veja-se, por exemplo, a discussão recorrente e raramente consensual sobre o grau de dificuldade e adequação dos exames. Esta discrepância acontece, sem estranheza, até na apreciação do mesmo exame como repetidamente acontece com os exames de Matemática registando-se diferentes opiniões entre a Associação dos Professores de Matemática e a Sociedade Portuguesa de Matemática.
Na época de exames deste ano lectivo temos ainda um dado que não é despiciendo, as próximas eleições legislativas pelo que ...
Em tal cenário não é irrelevante que resultados escolares mais positivos venham mostrar que “alunos e professores corresponderam com o seu trabalho” o que contribui para ratificar a “bondade das políticas educativas”.
Estes discursos aparecerão, evidentemente, sempre embrulhados em referências a rigor e a exigência.
Como diz o Velho Marrafa lá do Alentejo, “Deixe lá ver”, vamos ver como se segue a época de exames.
Em princípio, nada de novo, tudo de velho.

Sem comentários: