O exame de Matemática do 12º ontem realizado foi considerado um exame mais acessível do que o de 2014. Desta
vez a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Associação dos Professores de
Matemática concordam em que tal acontece.
Em 15 deste mês escrevi aqui, "Na época de exames deste ano lectivo
temos ainda um dado que não é despiciendo, as próximas eleições legislativas
pelo que ...
Em tal cenário não é irrelevante que resultados escolares mais
positivos venham mostrar que “alunos e professores corresponderam com o seu
trabalho” o que contribui para ratificar a “bondade das políticas educativas”.
No dia seguinte foram divulgados
os resultados dos exames de 4º e 6º e, claro, os resultados médios foram
melhores do que em 2014. A subida não foi grande mas, de qualquer forma,
registou-se uma melhoria.
O MEC em nota de divulgação afirmou,
“No geral, ao longo dos anos de aplicação
plena destas provas, os dados apontam para uma tendência positiva de adaptação
do sistema, tanto às novas metas, como à introdução das provas”.
E pronto, está confirmado. Não
questiono o investimento de professores, alunos e famílias mas ... é, por assim
dizer, a crónica de uma subida anunciada.
Durante toda a época de exames já
realizados tem sido consensual a ideia de que, genericamente, têm sido “acessíveis”.
Continua também demonstrado que a
avaliação externa deveria ser da responsabilidade de uma entidade
verdadeiramente externa ao MEC.
Enquanto assim não for, e não há
indicações de que não o venha ser, os exames continuarão a ser uma arma
política privilegiada.
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