Em período já de férias para alguns alunos e de exames para outros gostei de ler o texto de Inês Cardoso no JN, "Profissão de risco: aluno".
Merece leitura atenta e uma reflexão sobre os caminhos da educação e da escola e da vida de professores, alunos e famílias.
4 comentários:
1- "Mas é isso que as escolas fazem: quantificam, uniformizam, criam padrões para objetivar a avaliação."
É o que as inspeções pedem e querem ver.
É bom que mais cidadãos reflictam sobre este assunto. E que a partir desta discussão, a gente se organize......AFINAL O QUE É QUE QUEREMOS?
2- "Em vez de calendários, devíamos estar a discutir um conceito de escola que ensine mais a interpretar, questionar e criticar."
a) discutir calendários tb é importante;
b) só para informar que, sobre a formação sobre as metas do Português, terá sido dito que a criatividade e a imaginação não interessam para nada. O que é importante é que o aluno saiba "operacionalizar" as várias tipologias de texto escrito (por exemplo)
E aqui só me apetece dizer: organizem-se!
A deriva das agendas, das várias agendas
Boa noite Caro Professor deixo aqui um Programa de Rádio (Antena 1) ontem sobre a Língua Portuguesa que fala sobre o sistema educativo, Metas Curriculares entre outros. Vale a Pena Ouvir.
http://www.rtp.pt/programa/radio/p6183
Relativamente ao artigo Zona Militarizada a Concretizar-se vamos passar a ter mini Quartéis. É Triste.
Cumprimentos
Pedro.
Olá Pedro, vinha do Alentejo e ouvi na altura no carro, foi, por assim dizer, estimulante a discussão entre a Helena Buescu e a Ana Maria Magalhães. Como se liz lá para o Alentejo, sopram ventos malinos
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