Na linha dos dados já conhecidos,
alguns indicadores agora divulgados no âmbito do 4.º Barómetro Educação em Portugal 2014, da
responsabilidade da EPIS – Empresários pela Inclusão Social, mostram que a percentagem
de estudantes que expressam a intenção de não continuar estudos para além do
12º ano está a aumentar. De um universo de 2192 alunos inquiridos, 39.5% tem o
12º ano como objectivo e, mais preocupante ainda, 6% apenas pretende concluir o
9º ano.
Os autores do estudo associam
esta intenção a equívocos na associação
entre qualificação e emprego (desemprego) e também às dificuldades económicas
das famílias.
Dados disponíveis sustentam este
entendimento mas, do meu ponto de vista, há que sublinhar os eventuais efeitos no
estabelecimento do equívoco referido que terá um discurso recorrentemente
difundido, ampliado por alguma imprensa preguiçosa, de que, dada a enorme taxa
de desemprego de jovens com qualificação superior, o investimento numa qualificação
superior não compensa pois não existe mercado de trabalho, alguns empregos que
surgem são precários e mal pagos e muita gente qualificada está a ser empurrada
para fora por falta de futuro cá.
Por partes. na verdade, Portugal,
conforme alguns estudos demonstram, tem comparativamente a muitos outros países
da Europa, um dos mais altos custos para as famílias a situação de um filho a
estudar no ensino superior, ou seja, as famílias portuguesas fazem um esforço
bem maior, em termos de orçamento familiar, para que os seus filhos acedam a
formação superior. Se considerarmos a frequência de ensino superior privado o
esforço é ainda maior. Tem vindo a ser regularmente noticiada a desistência da
frequência dos cursos por muitos alunos que, por si, ou os respectivos
agregados familiares não suportam os encargos com o estudo.
Estas dificuldades são, do meu
ponto de vista, considerados frequentemente de forma ligeira ou mesmo
desvalorizadas. Tal entendimento parece assentar na ideia de que a formação de
nível superior é um luxo, um bem supérfluo pelo que ... quem não tem dinheiro
não tem vícios.
Neste contexto, o abaixamento na
intenção de prosseguir estudos superiores pode estar associado às dificuldades
enormes que muitas famílias atravessam e o desemprego mais elevado entre os
jovens, que poderia constituir uma pressão para continuar os estudos a que
acresce a redução significativa das bolsas e apoios, tornam ainda mais difícil
a realização de percursos escolares que promovam mobilidade social e que se
traduz, por exemplo, no aumento das desistências ou mesmo na intenção e
disponibilidade para estudar.
Relativamente aos discursos sobre
“estudar não compensa”, o futuro é o desemprego, umas notas.
Como muitas vezes aqui tenho
afirmado Portugal é o país da OCDE em que estudar mais compensa ao nível do
estatuto salarial, segundo o Relatório da OCDE, "Education at a Glance
2012", a diferença salarial de jovens com licenciatura para jovens com
formação a nível do secundário é de 69 %.
Não esqueço o altíssimo e
inaceitável nível de desemprego entre os jovens, em particular entre os jovens
com qualificação superior, mas esta questão decorre do baixo nível de
desenvolvimento do nosso mercado de trabalho, de circunstâncias conjunturais e
de erradas políticas de emprego e não da sua qualificação.
Neste cenário e como sempre
afirmo, o discurso muitas vezes produzido no sentido de que "não adianta
estudar" não colhe e não tem sustentação sendo, um autêntico tiro no pé de
uma sociedade pouco qualificada como a nossa que, efectivamente e
contrariamente à tão afirmada quanto errada ideia de que somos um país de doutores,
continua, em termos europeus, com uma das mais baixas taxas de qualificação
superior em todas as faixas etárias incluindo as mais jovens apesar das
afirmações insustentáveis de Angela Merkel.
Conseguir níveis de qualificação
compensa sempre e é imprescindível. Estudar e conseguir qualificação de nível superior
compensa ainda mais.
O que acontece verdadeiramente é
termos desenvolvimento a menos, não é qualificação a mais, temos um mercado de
trabalho que a cegueira da austeridade e do empobrecimento tem vindo a
proletarizar e que não absorve a mão-de-obra qualificada. Não podemos passar a
mensagem de que a qualificação não é uma mais-valia.
É um tiro no pé.
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