quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

POLÍTICAS EDUCATIVAS GENIAIS

Escolas abrem cantinas a pais que passam fome

Como vai sendo habitual nos últimos anos muitas autarquias vão manter abertas durantes as férias as cantinas escolares. Este Natal parece haver a particularidade de alunos do ensino secundário e pais também acederem a a esta resposta.
É claro que a simples existência de cantinas sociais, a velha "sopa dos pobres" é um dedo acusador da falência das nossas comunidades no assegurar de direitos básicos às pessoas, entre os quais se encontra, evidentemente, a alimentação.
Este ano os utentes privilegiados destas cantinas Escolares serão, certamente, alunos e pais oriundos de classes sociais e económicas mais favorecidas, justamente, as que o Primeiro-ministro, num rasgo de lucidez, sensibilidade e sensatez, identificou como as que mais atingidas foram pelas dificuldades.
Por outro lado, regista-se mais um avanço no caminho de municipalização da educação alargando as competências das escolas sob tutela autárquica. Além de providenciarem desenvolvimento e conhecimento aos alunos, asseguram alimentação e apoio social extensível a pais, sendo que ao mesmo tempo se promove o sempre desejável envolvimento dos pais na vida da escola. Políticas geniais, sem dúvida.
Em final de ano, estas iniciativas permitem estabelecer uma avaliação extraordinariamente positiva do que tem sido a acção política dos últimos anos.
Bem hajam.

Sem comentários: