segunda-feira, 12 de março de 2012

O QUE SE PASSA NA SALA DE AULA

Num destes dias lá a escola a Professora Sónia, ainda nos primeiros anos de profissão, cruzou-se com o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros.
Olá Sónia, tudo bem?
Olá Velho, é como se costuma dizer, tem dias. E hoje tem ido cansativo, esta turma de agora então ... são mesmo irrequietos, é preciso estar sempre a chamar-lhes a atenção. Já no fim da aula ainda tive um episódio com o Bruno, até o Bruno, que é sempre tão certinho, hoje saiu-se com uma reacção para a Maria que tive de o repreender de forma muito séria, mas perde-se muito tempo com estas coisas.
Tens razão, às vezes acho que gastamos mais tempo a tomar conta dos miúdos que a ensiná-los.
És capaz de ter razão.
Mas olha uma coisa que a experiência me ensinou. É sempre fundamental estar muito atento ao que se passa na sala, os miúdos devem estar cientes de que tomamos atenção a "tudo" o que se passa. No entanto, temos de aprender que não precisamos de "ver" e de "ouvir" tudo. Por vezes acontecem coisas que não precisamos de "ver" e "ouvir" e outras que não podemos mesmo deixar de "ouvir" e "ver". Não te sei dizer quais, mas se estiveres atenta, pensares no que vai acontecendo e nas diferenças entre os miúdos, se conversares com os colegas sobre o trabalho, vais descobrir com perceber a diferença. Os bons professores conseguem mais facilmente perceber isso.
Então Velho, vai demorar muito tempo até eu conseguir.
Não creio Sónia, é já na próxima aula.

Sem comentários: