terça-feira, 18 de abril de 2017

DO FUTEBOL. COMO É QUE ISTO VAI ACABAR?

Também no desporto, em particular no futebol, os tempos andam feios, por cá e por fora. Estranho seria se assim não fosse.
A minha paixão pelo futebol vai resistindo aos maus tratos que vai recebendo. São recorrentes e progressivamente mais radicalizados os comportamentos e discursos que o envolvem para além da componente negócio que também desempenha um papel importante no clima criado.
Não será improvável, antes pelo contrário, que tenhamos um dia destes algum episódio mais grave fruto da irracionalidade e do ambiente de hostilidade e ódio instalados.
Os mais recentes episódios envolvendo as claques do Benfica, Porto e Sporting mostram quão próximo podemos estar de alguma tragédia quando, e não é coincidência, se aproxima um Sporting-Benfica que pode ser decisivo para o campeonato.
No Público refere-se que os clubes, leia-se as suas direcções, podem tomar medidas face ao comportamento de alguns, muitos, energúmenos que fazem parte das suas claques.
É no mínimo ingénuo acreditar nisto. As direcções, os seus discursos, comportamentos e decisões são parte do problema, não podem ser parte da decisão.
A mediocridade da generalidade dos dirigentes produz discursos e comportamento que inflamam muitos dos apoiantes, apoiam e organizam as suas actividades. Servem-se deles para os jogos de poder e devem-lhes isso.
É um mundo, escrevia isto há dias, onde não existem santos e pecadores. Talvez a bola sela o elemento mais são deste universo apesar de tantas vezes também ser maltratada.
Já dificilmente me mobilizo para ir a um estádio, não consigo assistir aos milhentos programas televisivos onde opinadores avençados, salvo algumas raras excepções, vão papagueando agendas encomendadas e se envolvem em obscenas trocas de mimos e boçalidades que são mais um alimento para o clima instalado.
O problema é que não consigo não continuar fascinado com esse jogo estranho chamado futebol. Por isso me inquieta tudo isto.

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

Se por motivo de uma refeição mal digerida o Sr. Professor José Morgado tiver vontade de arrojar pela boca as matérias contidas no estômago, sugiro-lhe que veja às segundas-feiras o programa Prolongamento na TVI24. O painel de comentadores Pedro Guerra (SLB) Manuel Serrão (FCP) José Pina (SCP) com a cumplicidade do moderador Joaquim Sousa Martins, facilitam-lhe um vómito quase imediato e sem esforço.
Este programa é o pináculo de todos os outros semelhantes.


VIVA!