segunda-feira, 14 de março de 2016

DA SÉRIE METE-ME ESPÉCIE. OS PROFESSORES

Uma curiosidade a que não resisto é espreitar a caixa de comentários na imprensa online quando se trata de notícias que envolvam professores ou educação.
É espantosa a ignorância e a boçalidade com que muitas pessoas falam do trabalho educativo e do desempenho e problemas dos professores que são quase sempre absolutamente destratados. 
É gente que tem soluções para todas as questões, claro, e a responsabilidade (culpa) de todos os problemas é atribuída a uma classe que não passa de uma cambada de energúmenos, incompetentes, mercenários e absentistas.
Na verdade nem sequer estranho, gente com mais responsabilidade e conhecidos opinion makers fazem, com um maior grau de sofisticação justiça lhes seja feita, apreciações desta natureza.
Mete-me espécie uma coisa.
Boa parte dos autores destes comentários e dos que peroram assim em espaços de opinião tem ou teve filhos em idade escolar e que frequentam ou frequentaram a escola.
Será que detestam tanto os filhos ou são tão negligentes que os colocam todos dias nas mãos destes malandros, os professores?
Ou serão tão ignorantes que falam do que não sabem tomando considerando o todo através de uma experiência eventualmente menos positiva?
Não estou com isto a branquear incompetência ou erros, existem, claro que existem e o sistema carece de melhor regulação.
Estou apenas a dizer que boa parte destes discursos fazem parte do problema e alimenta o clima pouco amigável em que decorre a difícil acção educativa de professores e pais.
Uma análise e uma reflexão aprofundada sobre os conteúdos, os seus significados e interpretações, destes espaços de opinião, as caixas de comentários, dariam certamente origem a um interessante trabalho de investigação.

Sem comentários: