O conhecimento sobre os miúdos e
a forma como crescem, os estudos que o comprovam e o bom senso dizem-nos que oportunidades
de interacção social, o brincar, o brincar no exterior, a realização de actividades diversas com pares e adultos têm
efeitos positivos que se prolongam até adultos. Contribuem para melhor
desempenho social e escolar, promovem autonomia, estimulam competências sociais, percepção de regras e limites e promovem valores
e atitudes de cooperação, tolerância, etc.
Creio que ninguém discorda deste
entendimento.
Fica, pois, estranho como, de uma
forma geral, os mais novos têm falta de tempo e espaço para que tudo isto
aconteça e logo de pequenos.
Vão-se instalando outras visões.
O que importa são os “saberes estruturantes
“.
O que importa são os domínios,
sub-domínios, objectivos e descritores.
O que importa são os resultados
nos exames.
O que importa é a produtividade.
O que importa é o “ranking”.
O que importa é ser excelente, a
tudo.
O que importa és tu, os outros
não contam.
O que importa é …
Corre miúdo, corre.
Corre miúdo, corre.
Corre miúdo, corre.
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