Talvez esta foto possa ilustrar a sala de aula idealizada por Nuno Crato.
Como se pode verificar é uma sala de aula com um número de alunos simpático e gerível com a enorme vantagem de libertar professores. Podem mesmo ser substituídos por "drones" ou funcionar em e-learning o que trará ganhos extraordinários de "eficiência".
Um grupo de alunos normalizados, "todos, todos ... iguaizinhos" e, aparentemente, muito bem comportados. Nada de alunos diferentes, só atrapalham.
Estão a realizar a actividade central do processo educativo e que deve constituir a rotina diária de alunos e professores, um exame.
Estão a realizar a actividade central do processo educativo e que deve constituir a rotina diária de alunos e professores, um exame.
Mobiliário pouco sofisticado e equipamento reduzido ao mínimo para não estimular distracções ou despesismo inútil.
Enfim, perto, muito perto, da perfeição.
2 comentários:
Em tempos (quando ele ainda não era ministro) admirei o Dr. Crato. Hoje, sinto uma grande tristeza pelo modo como se vem comportando, relativamente ao ensino e muito particularmente aos professores. Perdeu uma oportunidade única de deixar o seu nome escrito em letras de ouro, como político e como governante. Nós lamentamos, mas ele vai lamentar mais ainda pelo seu rotundo falhanço.
Virgílio, se bem reparar o discurso de Nuno Crato não mudou muito de opinador para ministro. "Apenas" acontece que como ministro definiu políticas que, está à vista, clarificam o que sempre pensou.
Enviar um comentário