Colaboração numa peça do DN sobre a forma como se prepararão os alunos que irão realizar a segunda fase dos exames do ensino secundário.
Em primeiro lugar é importante não esquecer que dificilmente o trabalho deste curto período alterará de forma substantiva o trajecto anterior.
No entanto, creio que o sucesso nestes exames vai depender muito da motivação. É bem diferente estudar para subir uma nota que permita o acesso ao ensino superior no curso desejado ou estudar para recuperar de um chumbo na primeira fase.
Em termos de preparação, uma estratégia positiva será diferenciar o tempo de estudo direccionando-o para fragilidades identificadas, quer no exame da primeira fase, quer baseando-o conhecimento global sobre a disciplina em exame e nos conteúdos menos "integrados".
Importa ainda considerar os alunos que se prepararão de forma autónoma e os que o farão com a ajuda, "explicadores" ou pais, menos provavelmente claro. Não estarão na mesma situação e provavelmnte terão probabilidades de sucesso diferentes.
Em todos os casos ... boa sorte.
"Uma boa estratégia, porque já têm um feedback da primeira fase, é perceberem quais são as áreas em que estão mais vulneráveis",
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