segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

OS PROBLEMAS ESPECIAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A produção em Portugal de uma cadeira de rodas capaz de melhorar a qualidade de vida de algumas pessoas com limitações severas de mobilidade é, sem dúvida, uma boa notícia.
Ficará por saber as condições de acesso das pessoas com deficiência a esta cadeira. Num tempo em que os apoios sociais são continuamente revistos em baixa e que os custos económicos, sociais e psicológicos suportados pelas pessoas com deficiência e suas famílias são fortíssimos, teremos razões para algum pessimismo. Aliás, ainda ontem a imprensa relatava a situação de uma criança surda profunda sujos pais estavam a organizar um peditório para que pudessem realizar um implante coclear nos dois ouvidos porque o Serviço Nacional de Saúde só paga um ouvido. A operação é imprescindível à recuperação da criança. Elucidativo.
É verdade que as pessoas com deficiência, as suas famílias, sabem, sobretudo sentem, como a sua vida é uma permanente prova de obstáculos, por vezes intransponíveis.
É justamente por isso que o Estado Social é um avanço ciivilizacional que não poderia ser ameaçado ainda que, evidentemente, racionalizado e melhorado.

Sem comentários: