quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O SISTEMA QUASE SOVIÉTICO DE EDUCAÇÃO INSTALADO EM PORTUGAL


Ouvi agora o Ministro Nuno Crato, numa peça na SIC Notícias, afirmar que temos um "sistema quase soviético" de educação e também uma oposição sindical quase soviética.
Digamos que como análise política é de uma extraordinária densidade científica e histórica o que demonstra a evidente falta de formação do Ministro Nuno Crato na área das Ciências Sociais.
Também entendo que, em muitas circunstâncias, os discursos de alguns representantes dos professores podem ser parte do problema e não parte da solução, mas o paraíso educativo, sem críticas, contestação ou greves, idealizado por Nuno Crato exige, de facto, uma atitude crítica e atenta, é peroigoso para os miúdos nos seus efeitos.
É também verdade, do meu ponto de vista, que parte dos problemas que afectam o nosso sistema educativa radicam na deriva política e na agenda dos interesses partidários que se movem sempre no universo da educação.
No entanto, a afirmação sobre a existência de um sistema quase soviético de educação em Portugal é mais uma pérola de análise, na linha de uma "conjecturável ambiguidade".

Sem comentários: