domingo, 16 de fevereiro de 2014

UMA OUTRA VISÃO DE ESCOLA

No Público de hoje apresenta-se uma extensa entrevista ao Professor Marçal Grilo que merece uma leitura cuidada.
Sendo relativamente conhecido o trajecto do Professor Marçal Grilo, é sempre estimulante conhecer o seu pensamento, designadamente sobre política educativa, ainda que possa ser, naturalmente, objecto de discussão e discordância. 
Naquilo que foi abordado e considerando também o que foi a sua passagem pelo Ministério da Educação, fica-nos uma sensação de profunda amargura e preocupação pelos tempos que actualmente se vivem na educação.
Entre outros aspectos, parece-me de sublinhar a definição de um modelo de educação e e de escola estão bem longe  da visão de Nuno Crato.
Afirma Marçal Grilo, "Mas lembro que na escola há três áreas fundamentais: os conhecimentos de base, os comportamentos e atitudes e a área dos valores. Nos valores, há imenso a fazer, se há algo que o país e o mundo perderam, foi a ética, parece varrida do comportamento das pessoas. Em Portugal, há hoje uma ideia de que o que é legal é ético, quando há coisas que sendo legais não são éticas! Não são legítimas, ponto! Não se devem fazer, mesmo sendo legais. Longe de mim desprezar os conhecimentos de base, já falei do grande orgulho na minha formação de engenheiro, com Matemática, Física, Química, estruturas, resistência dos materiais, etc. Sucede porém que a escola não é só isto. E é aqui que eu penso que o ministro não tem sabido mobilizar os professores, os alunos e os pais para a ideia de que há mais vida para além do que se estuda nos livros para responder nos exames e satisfazer os testes internacionais."
Trata-se, na verdade, de uma outra visão da educação e da escola que Nuno Crato e seguidores não irão compreender, nunca.

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