quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PAIS CORAGEM

No Público está hoje um trabalho impressionante, o testemunho de uma das famílias que perderam filhos, no caso uma filha, na tragédia ocorrida na Praia do Meco com o mar a arrastar um grupo de jovens estudantes universitários.
O trabalho, muito bem escrito, registe-se, demonstra a enorme coragem e aparente serenidade de uns pais que procuram reerguer-se de uma situação esmagadora.
Na verdade, uma situação desta natureza é uma tragédia absolutamente devastadora numa família. Nós, pais, não estamos "programados" para sobreviver aos nossos filhos, é quase "contra-natura", por assim dizer, são eles que nos devem sobreviver, nós partimos primeiro.
Se a este cenário acresce um tempo de ausência física de um corpo que, por um lado, testemunhe a tragédia da morte mas, simultaneamente, permita o desenvolvimento de um processo de luto, a elaboração da perda como referem os especialistas, que, tanto quanto possível, sustente alguma reparação e equilíbrio psicológico e afectivo na vida familiar, a situação é de uma violência inimaginável.
Com a recuperação do corpo segue-se um processo de luto que não terá fim, vai doer todos os dias. O testemunho dramático deixado no Público, faz parte deste processo de luto.
Um exemplo extremo de pais coragem. De nada serve, provavelmente, mas que se registe a solidariedade que merecem.

Sem comentários: