segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

GENIAL. Os nossos jovens partem e aliciam-se estrangeiros de "elevado potencial"

O ano está a começar de forma promissora e, portanto, parece mesmo um Ano Novo. 
O Geniozinho Pedro Lomba, Secretário de Estado Adjunto do Génio Poiares Maduro, Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, propõe atribuir ao Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural a função de aliciar estrangeiros "de elevado potencial" a vir para Portugal, incluindo estudantes e reformados.
Esqueçam a situação conhecida de que em 2013 terão partido mais de 120 000 pessoas que não percebem um futuro em Portugal. Esqueçam que, a par da Irlanda, somos o país de onde sai gente com maior qualificação o que exige ainda maior reflexão pelas consequências previsíveis, estimando-se em 100 000 os jovens altamente qualificados, que estão a sair do país, emigrando para outras paragens o que tem um custo brutal, avaliado em cerca de 2 700 milhões de euros, 1,57 % do PIB.
Esqueçam essa gente que partiu, se não querem ficar cá, que partam e sejam felizes, como o povo diz, "só faz falta quem está". O futuro está em "aliciar" estrangeiros de "elevado potencial" e capacidade empreendedora ou estudantes e reformados.
É na verdade genial, deixamos que os nossos mais qualificados partam e vamos "aliciar" alguns de fora para vir. E que tal investir nas condições para que se realize por cá o futuro dos que por ausência de esperança e condições partem? Alguns, provavelmente, não voltarão.
Este homem, Pedro Lomba, é um desperdício como Adjunto.

Sem comentários: