quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

AS PAREDES INVISÍVEIS

Muito provavelmente já todos nós passámos por situações em que não estando as coisas a correr bem, para qualquer lado que nos voltemos ou qualquer coisa que possamos tentar, nada parece resultar, nada parece mudar. Costumo dizer que nessas alturas ficamos cercados por paredes invisíveis pelo que não conseguimos descortinar portas ou janelas, apenas "sentimos" a presença aparentemente intransponível de obstáculos que nem sequer conseguimos identificar. Não é fácil.
Acontece que a vida de muitos miúdos é uma permanente luta contra paredes invisíveis. Esbarram nas coisas, parecem desajeitados, andam perdidos e a pouca experiência torna mais difícil uma tarefa que não é fácil, a identificação dos obstáculos cuja percepção clara é condição para que se ultrapassem.
Muita vezes pressionados pelas nossas próprias paredes invisíveis não estamos suficientemente atentos aos miúdos e às suas andanças pelos caminhos da vida.
Sabemos e eles aprendem desde pequenos que existem obstáculos, que é preciso esforço para lidar com eles. A dificuldade maior emerge quando não se percebe a natureza dos obstáculos, não se sabe como enfrentá-los.
Agora que a escola está a terminar a primeira etapa seria importante que estarmos atentos às paredes invisíveis em que alguns miúdos estão a esbarrar desde os primeiros dias.
Algum tempo depois, pode já ser tarde.

Sem comentários: