segunda-feira, 25 de setembro de 2017

DOS ESPAÇOS DE RECREIO NAS ESCOLAS

A imprensa refere hoje um trabalho interessante realizado por um investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sobre o espaço de recreio das escolas.
No universo estudado e de uma forma breve os espaços de recreio são insuficientes na dimensão, insuficientes no equipamento que possuem para o desenvolvimento de actividades por parte dos alunos e de baixa qualidade, com poucos espaços verdes.
Eu acrescentaria que também carecem de supervisão mais eficiente considerando o número de alunos que a reordenação da rede escolar, designadamente nos mega-agrupamentos, implicou em muitas escolas e os riscos em matéria de bullying e insegurança.
Muitas vezes tenho referido que os espaços de recreio são importantes espaços educativos, aliás, muitas das nossas memórias da escola, boas e más, passam pelos recreios. Esta importância é reforçada pelo tempo sem fim que muitos alunos passam na escola e, naturalmente, nos espaços de recreio.
Sabemos também do baixo nível de actividade de boa parte das nossas crianças e jovens e os riscos do sedentarismo pelo que espaços qualificados e equipados com materiais e equipamentos convidativos motivariam certamente a actividade dos utilizadores.
Neste sentido, a qualificação destes espaços nas várias dimensões e a existência de pessoal deveriam ser também uma matéria com alguma prioridade. Talvez alguns dos recursos que foram gastos de forma pouco justificada na “festa” da Parque Escolar pudessem ter melhor uso na qualificação dos espaços de recreio.

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