domingo, 24 de setembro de 2017

BOTAS DE MARCA PENEU

Como já referi realiza-se este fim-de-semana a Festa da Senhora d’Aires uma das maiores do Alentejo. Há uns dois anos, creio, precisava de renovar o calçado de trabalho e fui feirar. A oferta nas bancas de calçado era variada e procurava umas botas como as do costume, sola de pneu.
Um dos feirantes ia sugerindo tudo o que lá tinha e às tantas pareceu perceber o que eu queria mesmo, botas com sola de pneu que já não se encontram muito facilmente. Foi à ponta da banca e surgiu com ar de vendedor satisfeito e com o produto que eu queria. Olhei para as botas um pouco desconfiado pois não pareciam ser as velhas botas com sola de pneu.
O vendedor mostrou-me então que eram, sim senhor, o que eu queria. As botas tinham inscrito na sola, feita com borracha vulgaríssima, nem parecida com pneu mas eram de marca "PENEU". Fiquei perplexo a olhar para as botas que, lá num cantinho, tinham ainda um discreto "made in China".
Arranjei uma desculpa e desandei esmagado pelo empreendedorismo de uma economia global. Botas com sola "PENEU", ainda não digeri, é demais para mim numa feira do Alentejo.
A tradição já não é o que era.

Sem comentários: