Quase de saída para participar
num debate sobre o Regime Legal da Inclusão Escolar, ainda em discussão pública
até ao fim do mês. O debate integra-se num ciclo promovido pela Contramão e o de hoje é em Lisboa.
Antecipo uma tarde estimulante. O
conteúdo, a necessidade, o contexto, e todos os que participam e assistem são
uma garantia de que assim seja.
O meu caderno de encargos é
relativamente simples de enunciar. Defender a existência de um quadro legal que no respeito pela diversidade assegure, promova e regule o direito à educação de qualidade de todas as
crianças, a sua presença nas salas de aula, a sua participação nas actividades
comuns, a sua pertença à comunidade educativa e que aprendam mobilizando e
acreditando em todas as suas capacidades.
Por outro lado e sabendo que pelo
menos numa dimensão o sistema é verdadeiramente inclusivo, coexistem sem
sobressalto práticas educativas de excelência com intervenções que atropelam os
direitos de alunos, famílias e também dos profissionais, defender a existência
de dispositivos de regulação que não devem estar sediados na Inspecção pois não
são da mesma natureza.
Vamos ver como corre.
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