Foram divulgados os resultados relativos
a 2015 do estudo comparativo internacional TIMSS (Trends in International
Mathematics and Science Study) realizado pela International Association for the
Evaluation of Educational Achievement (IEA)
avaliando a área de Matemática e Ciências nos alunos de 4º ano.
Numa primeira nota breve para
registar que 88% dos alunos portugueses demonstram um “elevado” sentimento de
pertença face à escola e consideram os seus professores como “muito empenhados”.
Na verdade, se considerarmos os
tempos atribulados que a escola tem vivido, em particular no período em análise,
é fundamental registar o trabalho dos professores na promoção de bom clima de
sala de aula e de melhor desempenho nas aprendizagens.
Os resultados merecem um outro
comentário mas num clima de desvalorização dos professores, de crispação e
perda no seu universo profissional, merece desde já registo o seu sentido ético,
profissional e competência que permite que os alunos do 4º ano considerem de forma esmagadora os
seus professores como empenhados e muitos empenhados e revelem
sentimentos positivos face à escola.
Recordo sempre uma afirmação de
2000 do Council for Exceptional Children, "O factor individual mais
contributivo para a qualidade da educação é a existência de um professor
qualificado e empenhado".
É saber que assim é.
Sem comentários:
Enviar um comentário