terça-feira, 29 de novembro de 2016

PROFESSORES EMPENHADOS

Foram divulgados os resultados relativos a 2015 do estudo comparativo internacional TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study) realizado pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA)  avaliando a área de Matemática e Ciências nos alunos de 4º ano.
Numa primeira nota breve para registar que 88% dos alunos portugueses demonstram um “elevado” sentimento de pertença face à escola e consideram os seus professores como “muito empenhados”.
Na verdade, se considerarmos os tempos atribulados que a escola tem vivido, em particular no período em análise, é fundamental registar o trabalho dos professores na promoção de bom clima de sala de aula e de melhor desempenho nas aprendizagens.
Os resultados merecem um outro comentário mas num clima de desvalorização dos professores, de crispação e perda no seu universo profissional, merece desde já registo o seu sentido ético, profissional e competência que permite que os alunos do 4º ano considerem de forma esmagadora os seus professores como empenhados e muitos empenhados e revelem sentimentos positivos face à escola.
Recordo sempre uma afirmação de 2000 do Council for Exceptional Children, "O factor individual mais contributivo para a qualidade da educação é a existência de um professor qualificado e empenhado".
É saber que assim é.

Sem comentários: