segunda-feira, 21 de novembro de 2016

DAR A SALVAÇÃO

Como o povo costuma dizer estamos sempre a aprender. Fiquei hoje a saber que no calendário das consciências, o dia 21 de Novembro é o Dia Internacional da Saudação ou, noutra versão, o Dia do Olá. Ao que parece o objectivo é a promoção da paz através do cumprimento. Bem que precisamos mas não sei se será suficiente.
Ainda assim … Olá, boa tarde.
A este propósito acho que um dos enunciados que a língua portuguesa tem e que me encantam, “dar a salvação”, isto é, cumprimentar.
Desde miúdo que à minha avó ouvia esta expressão e a recomendação de que sempre que se entra em algum lado ou se passa por alguém, conhecido ou não, se deve dar a salvação. Este comportamento perdeu-se quase completamente, ninguém se cumprimenta ao cruzar-se na rua, excepto se for conhecido, naturalmente, e quando se entra num qualquer local, um café, por exemplo, e se solta um bom dia, a maioria das pessoas não liga e alguns olham-nos como alienígenas. Alias, tal estranheza verifica-se quase sempre que se cumprimenta alguém desconhecido com que nos cruzamos, convido-vos à experiência.
No Alentejo, como provavelmente noutras paragens, ainda muita gente dá a salvação na rua e, acho lindíssimo, muitos dos homens, sobretudo os mais velhos, ainda levam a mão ao chapéu ou à boina. E também se mantém para muitas pessoas o hábito de um cumprimento global ao entrar num espaço público.
Dirão que nada disto parece relevante e, provavelmente, não o será. Mas cumprimentar alguém com que nos cruzamos tem a enorme consequência de que esse alguém é olhado e interpelado, deixou de ser transparente, tornou-se visível, vivo. Num mundo em que as relações interpessoais são cada vez mais em suporte virtual e em que as pessoas estão mais sós, mas com uma “rede social imensa”, não é questão de somenos.
Finalmente, esta ideia de poder receber de alguém, ou poder oferecer a alguém a salvação é, no mínimo, reconfortante. Mais do que nunca.
De novo, olá e boa tarde.

1 comentário:

não sei quem sou... disse...

Olá e boa tarde é muito pouco. Os homens têm que olhar para o próximo com humanidade. A boa educação é insuficiente. -Olá senhor pobrezinho.O senhor está a mendigar na rua? O senhor tem fome? Não tem onde dormir? Olá e boa tarde.
Fica consciência tranquila...
É como aqueles que dão esmola (palavra que devia desaparecer do dicionário) não para ajudar mas para se sentirem bem com eles próprios. Eu até dou esmola, dizem!...

Bosta para alguns dias mundiais disto ou daquilo.


VIVA!