quinta-feira, 18 de março de 2010

POLÍTICAS SOCIAIS

Não há como fugir à questão. O número de desempregados continua a subir e os números de Fevereiro, sendo superiores ao de Janeiro, estão quase 20% acima do valor do ano passado. Conhecemos estes números em plena discussão do Plano de Estabilidade e Crescimento que faz assentar na poupança em despesas sociais, segurança social, pensões e reformas e saúde, a fatia mais significativa da poupança nas despesas públicas.
Causa alguma estranheza esta opção a que já ontem me referi. É óbvio que importa combater desperdício e fraude mas num país em que perto de dois milhões de cidadãos vivem em risco de pobreza, baixar de forma pesada os apoios nas situações de maior fragilidade e vulnerabilidade social parece-me uma via muito arriscada, ainda que fácil.
Não se trata de criar e alimentar um quadro de "subsídiodependência", é um risco verdadeiro, mas de promover formas de justiça social que previnam e contrariem formas de exclusão que são fortemente ameaçadoras do clima social.
Creio que é preciso estar muito atento, fico frequentemente com a ideia de que as elites políticas, confundindo a realidade com os seus desejos e sobrevalorizando os interesses da partidocracia, não têm uma visão realista da enorme dificuldade em que muitos milhares de famílias (sobre)vivem.
Encontrar consensos e políticas ajustadas, designadamente, promovendo justiça e equidade, é mais do que uma opção positiva, é um imperativo de sobrevivência enquanto país.

1 comentário:

Anónimo disse...

O comentário que me vem assim à cabeça de repente é que, a espécie humana, neste momento, é apenas mais uma espécie animal: preda outras espécies e preda-se a si mesma. É normal? É assim que o mundo gira? É assim que as coisas funcionam? Se calhar... Haverá uma amanhecer do ser humano? Ah... patetices... que chatice está-se a procriar pouco, isso é mau paro o capitalismo. O capitalismo é óbvio! O capitalismo é a nossa salvação! O capitalismo é como uma brisa suave, bem cheirosa, por onde passa deixa tudo a brilhar! O capitalismo é a felicidade! É só ver o estado do mundo. Está bnito tá...