quinta-feira, 18 de março de 2010

SER ALGUÉM

Um dia destes estava a Joana, uma miúda com uns oito anos a brincar no pátio da escola e no meio da corrida tropeçou com o Professor Velho, o que está na biblioteca e fala com os livros. A Joana ficou um bocadinho embaraçada de ter chocado com o Velho e ficou a olhar para ele. O Velho riu-se e descansou-a.
Estou bem Joana foi um choque pequenino. E tu? Estás a gostar da escola?
Gosto Velho. Não quero sair dela.
Porque dizes isso, daqui a um ano passas a andar naquela.
Eu sei, é onde está o meu irmão Ricardo, está no oitavo ano. E eu não quero ir para lá.
Porquê? Por causa do teu irmão?
Não Velho. O meu pai e a minha mãe estão todos os dias zangados com o Ricardo porque dizem que ele estuda pouco e que não liga e que não faz os trabalhos e assim. Eu acho que o Ricardo não gosta muito de estudar.
E então Joana? Não estou a perceber muito bem porque não queres ir para aquela escola.
É que o meu pai e a minha mãe dizem que o meu irmão Ricardo tem que estudar e fazer as coisas para ser Alguém e eu não quero.
Não queres o quê?
Não quero ser Alguém. Eu gosto de ser a Joana, não quero ir para aquela escola para estudar e fazer coisas para ser Alguém. Eu já sou a Joana, e pronto.

Sem comentários: