terça-feira, 9 de março de 2010

O SUPER-MIÚDO

Era uma vez um rapaz, chamavam-lhe o Super-miúdo. Desde muito cedo apaixonou-se pela famosa personagem, o Super-homem. Provavelmente todos nós, em alguns momentos da nossa infância e juventude, e não só, nos apaixonámos pelo Super-homem. Na verdade somos atraídos pela fantasia dos super-poderes, atracção que mesmo em adulto se mantém, veja-se os discursos de muita gente que passeia no nosso quotidiano, políticos por exemplo.
Voltando então ao Super-miúdo. Está com 11 anos e tem uma vida curiosa. Levanta-se todos os dias úteis às sete e pouco depois sai de casa no carro dos pais a caminho da escola no meio de um trânsito que deixa o pai stressado e aos berros com toda a gente. Passam pelo Jardim de Infância onde deixam a irmã e ele entra na escola pouco antes das aulas começarem, às 8:30. Seguem-se então aulas até às 15:30 com uma hora e um quarto de intervalo para almoço. Estas horas de aula envolveram mudanças de sala, de professores, de manuais e, naturalmente, de matérias. Alguns dias tem Educação Física que o Super-miúdo adora e em que se envolve empenhadamente, voltando à aula seguinte sem um duche.
A partir das 15:30 sucedem-se umas chamadas Actividades de Enriquecimento Curricular onde o Super-miúdo é entretido numa sucessão de actividades pouco estimulantes e, por vezes, desadequadas. Devido aos horários dos pais e ao abrigo de uma designada Componente de Apoio à Família, o Super-miúdo mantém-se na escola até perto das 19h a que se segue o regresso a casa e, de novo, o trânsito a provocar a exasperação dos pais.
Em casa, após um duche e jantar apressados pela mãe que alerta para rapidez necessária, o Super-miúdo verifica ainda a necessidade de acabar algum trabalho de casa e está um pouco no computador. O pai, sem paciência e conhecimento, fala e gesticula inutilmente ao seu lado.
Perto das 22 horas o Super-miúdo vai deitar-se e, às escondidas, brinca um bocado com a PlayStation até adormecer.
O Super-miúdo transformou-se mesmo num miúdo super para sobreviver nesta rotina. O problema maior será quando se aproximar da kryptonite, a única substância que o pode enfraquecer. O Super-miúdo não sabe, mas o mundo está cheio de kryptonite.

2 comentários:

Isabela Pimentel disse...

Adorei o texto. Parabens pelo blog!

Zé Morgado disse...

Agradeço-lhe a gentileza e ... vá passando