sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

MEDIATIZAÇÃO DA POBREZA

Não quero julgar intenções nem ferir susceptibilidades, mas confesso que fiquei embaraçado. Num jornal televisivo assisti a uma peça onde se anunciava que, dando cumprimento a uma antiga tradição, a Santa Casa da Misericórdia do Porto convidou cinco pobres da cidade para almoçar. Tudo bem, é simpático e de acordo com a missão. A peça ia mostrando, entretanto, dezenas de bem produzidas figuras, presumo daquilo a que se costuma chamar sociedade civil, que, certamente no mesmo espírito de solidariedade, vieram fazer companhia aos pobrezinhos que foram convidados para almoçar e que mal parece comerem sós.
Mais emocionado fiquei quando um dos pobrezinhos, bem vestido para a ocasião e ouvido para a reportagem, agradeceu o convite e falou dos seus colegas, creio que ele falava dos seus colegas pobrezinhos e não dos seus colegas de mesa.
Talvez a forma como a peça foi produzida e apresentada possa gerar equívocos mas creio que um pouco de pudor e dignidade evitariam um espectáculo de mediatização da pobreza que me incomodou.
Deve ser um problema de hipersensibilidade a merecer tratamento.

1 comentário:

Ana disse...

Essa faz-me lembrar um padre bem conhecido (mediatizado, já velhote, mas o qual já vi bastantes vezes com o seu motorista a abrir-lhe a porta do modesto "chaço"), a saltarem-lhe da boca "os pobrezinhos".

Haja vergonha e respeito pela dignidade humana!

Por vezes, quando vejo certas coisas desta natureza, quase que abro a boca ( sem querer ser boçal), mas com um carácter mais "vomitivo"!
Abraço,
Ana